A Escola de Bons Conselhos


Reunião do Conselho Escolar

A Escola de Bons Conselhos é um projeto que visa ampliar e qualificar a participação da comunidade, para o fortalecimento da gestão democrática.

O conselho escolar de nossa instituição sob uma orientação planejada, tem atuado de forma ampla em resoluções de problemas e dificuldades internas, buscando um melhor desempenho nas diversas áreas que compõem a escola. Apesar do programa ter sido iniciado este ano, através do comprometimento de todos os representantes de cada seguimento, já percebemos a importância de se estabelecer esse vínculo de interação.

Com uma instância notória no desempenho escolar. Podemos afirmar que existe atuante, o conselho escolar nas quais todos fazem reivindicações de seus interesses, promovendo uma descentralização de deveres e consequentemente possibilitando a delegação, assumir e colocar em prática coletivamente atividades estabelecidas em grupo.
Leia Mais

Jornal Escolar - Programa: Primeiras Letras


O Primeiras Letras viabiliza a publicação de jornais escolares produzidos pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série), oferecendo todo o suporte metodológico para que os professores realizem atividades com eles em sala de aula. Cada edição é resultado destes diálogos e das reflexões dos alunos, que produzem textos, desenhos e outros conteúdos.

O jornal escolar surge como um recurso pedagógico que pode ser incluído na rotina de sala de aula para trabalhar habilidades nas diferentes áreas de conhecimento. O objetivo do Primeiras Letras é fornecer à escola uma ferramenta de uso transversal e interdisciplinar, tendo em seu horizonte o conceito de Educomunicação.

A contribuição do jornal escolar se situa também na formação para a cidadania – objetivo central da escola. Para a criança, escrever no jornal escolar representa uma experiência de vida. Suas opiniões e produções são valorizadas pela circulação na escola, na família e na comunidade. Este instrumento possibilita a expressão de ideias, sentimentos e opiniões, além de oferecer o acesso a informações sobre vários assuntos e auxiliar no desenvolvimento da expressão escrita em diferentes gêneros textuais.

O papel do jornal escolar passa a ser fundamental para a formação de leitores e escritores funcionais. E, quando falamos de leitores e escritores funcionais, referimo-nos às pessoas que decodificam, compreendem o que leem e fazem o uso social da escrita para comunicar.

Diante disso, as contribuições do jornal escolar se estendem em vários campos:

Uso social da escrita (alfabetização e letramento);

Cultura do trabalho bem feito;

Formação cidadã dos alunos;

Apoio à educação contextualizada;

Percepção crítica do funcionamento da mídia;

Novos vínculos da escola com a comunidade.







































Leia Mais

O que é Movimento Show?

    É um Projeto idealizado por Maria Neide Dias e Wagner Chaves, concretizado por todos que fazem parte da família Eduardo Medeiros, no intuito de desenvolver o espírito de equipe entre os alunos, aguçar a criatividade, e os conhecimentos intelectuais, promovendo a cidadania.
   Como funciona: são colocados em prática atividades que relacionam desde do esporte a conscientização para temáticas necessárias na escola e no dia a dia do aluno.
    O programa é distribuído em três etapas:Torneio de Futsal e Handebol, Gincana e Show de Talentos.
Foto



Leia Mais
Designed By Wagner Chaves